domingo, 4 de maio de 2008

Regra Nº 4 – Interação

Esta talvez seja a regra mais importante do jogo, e a que mais altera a avaliação do participante:
Interagir é preciso, e há várias formas de interagir no jogo de GDA. Estas interações podem ser com:

1 – Local
Na interação com o local, deve ser observado em que tipo de local o grupo se encontra.
Em uma caverna, olhar para cima demonstra atenção e cuidado. Em um lugar aberto, é interessante tentar observar a distância. No topo de uma montanha, olhar para baixo ou fingir frio ou desequilíbrio são demonstrações que você esta interagindo com a cena. Em um pântano, andar lentamente e fingir que os pés se atolam, demonstra a dificuldade de caminhar por este local. No rio, fingir movimentar os braços e imergir de vez em quando é uma ótima interação.
Enfim, há muitas formas de interagir com a cena e o local, deixe a mente aberta para pensar na melhor forma de agir em determinados locais.

2 – Situação
Para interagir de acordo com a situação, há uma dificuldade maior dependendo do momento.
Em uma batalha, sempre se atentar para todos os lados, finja ser atingido de vez em quando, busque cura. Enfrente inimigos imaginários, pense nas situações onde você está encurralado, onde você tem que saltar para atingir um inimigo ou que tem que desviar para evitar um ataque. Caia, levante-se, salte, golpeie o ar como se às vezes enfrentasse um inimigo habilidoso e outras um lento e destreinado. Evite olhar para os monitores vestidos, isto demonstra que a batalha está acontecendo e os monitores são apenas mais dois ou três inimigos em toda a situação.
Em uma noite, durma! Encontre um lugar confortável, junte algumas folhas imaginárias, ajeite um travesseiro ou se recoste em um tronco.

Evite perder a concentração quando não há nenhum monitor observando você. São estes momentos, onde só há Escolhidos, que são cruciais para boas notas.

3 – Personagem
A interação com personagem também é muito importante.
Ao encontrar um aliado, faça perguntas pertinentes ao enredo, ao atual momento. Evite falar algo que já foi dito, ou fazer perguntas apenas sobre o seu personagem. Preste atenção no que os outros falam e tente pegar um gancho para discutir com o personagem a sua frente. Ouça o que ele tem a falar, geralmente nestes momentos os Escolhidos descobrem coisas valiosas para a conclusão de suas missões.

Ao se deparar com um inimigo, tome cuidado. Evite se apavorar, fugir, se esconder sem motivo. Demonstrar medo não é o problema, o problema é demonstrar infantilidade e irrealidade frente a inimigos medonhos. Se ele estiver disposto a conversar, fale com ele, confronte-o com palavras, seja seguro no que fala. Se ele for atacar, enfrente-o! Nunca avance para enfrentar um inimigo e nem ache que poderá amolecer o coração dele com palavras doces e com carinho. O mal já está no coração dele há muito tempo, lembre se disto.

Enfim, interagir é interpretar cada momento do jogo, fazer com que tudo se torne real e agir como se fosse realmente um personagem de Veyenor, vivendo uma aventura onde há uma total condição de vitória, como heróis que confrontam os perigos destemidos mais cuidadosos.

Nenhum comentário: